Marchando junto dos ministros, em espírito, somos liderados pela Cruz de Nosso Senhor que nos conta da sua Morte e Ressureição. Este sinal visível do Madeiro e das Santas Chagas, nos lembra deste momento da entrega de si mesmo, para a nossa Salvação, num paralelo daquela procissão pelo deserto, em que a salvação para o veneno das cobras, era olhar para "o madeiro" (Nm 21, 7-10). A cruz que faz entrada no templo, nos lembra da nossa Salvação.
As Velas, ladeando a Cruz, servem para lançar a Luz, como o sinal visível de Cristo Ressuscitado. Já não há mais trevas, pois a Jesus é a Luz do mundo (Jo 8, 12). Sendo Ele também, o nosso Caminho, Verdade e Vida, este faixo luminoso que ilumina a Cruz, nos ajuda a encontrar este Caminho. Estas velas também nos lembram do Círio Pascal ao qual, quando acendemos pela primeira vez, pedimos a Deus "que pelo vosso Filho, trouxestes àqueles que creem o clarão de vossa Luz, santificai este novo fogo." (Bênção do Fogo)
Voltando-nos à oferta de Cristo para nossa Salvação, devemos entender que ela não é isolada na Cruz, mas remete a toda a História, desde a Encarnação. Por isso trazemos o Evangeliário em seguida, pois é ali que se encontra a Vida de Deus em Palavra de Deus. Toda a sua Vida na terra foi uma entrega à vontade de Deus Pai (cf. Jo 6, 38); sendo discípulos deles somos chamados a fazer da nossa vida esta mesma entrega, relatando o Sacerdote suplica a Deus: "Que Ele faça de nós uma oferenda perfeita para alcançarmos a vida eterna..." (Oração Eucarística III)
Passando a procissão, os ministros fazem a vênia ao Altar, a mais nobre das mesas, "Sinal próprio do Cristo" (Ritual de Dedicação de Altar, 4), o Sacerdote o beija e, quando há turíbulo, o incensa se oportuno, junto da Cruz. "Cristo, Cabeça e Mestre, é o verdadeiro altar (...) em que se oferece a Deus o sacrifício de uma vida santa" (Ritual de Dedicação de Altar, 2). É este sinal de Cristo a razão para nos reunirmos em assembleia para prestar o culto público ao Senhor, para oferecer um sacrifício santo visando a Salvação.
.png)
0 Comentários