Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor
Instruções para a Procissão (Primeira Forma):
Neste dia a Igreja recorda a entrada do Cristo em Jerusalém para realizar o seu mistério pascal. Por isso, em todas as Missas comemora-se esta entrada do Senhor; na Missa principal, pela procissão ou entrada solene; em todas as outras, pela entrada simples. Em uma ou outra Missa celebrada com grande número de fiéis, pode-se repetir a entrada solene, mas não a procissão.Na hora conveniente, reúne-se a assembleia numa igreja menor ou outro lugar apropriado, fora da igreja para onde se dirige a procissão. Os fiéis trazem ramos nas mãos. O sacerdote e os ministros, com paramentos vermelhos para a Missa, aproximam-se do lugar onde o povo está reunido. Enquanto se aproximam, canta-se a seguinte antífona ou outro canto apropriado: (cf. Missal Romano 2ª Ed. pág. 220)
O Sacerdote saúda o povo como de costume. Reza uma das orações propostas e lê o Evangelho narrando a entrada de Jesus em Jerusalém (cf. Ibid pág. 221-225). Após o Evangelho poderá haver uma breve homilia. O celebrante ou outro ministro idôneo dá início à procissão.
Durante a procissão, o coro e o povo entoam os seguintes cantos ou outros apropriados:
Antífona 1: Os filhos dos hebreus com ramos de oliveira correram ao encontro do Cristo que chegava; cantavam e aclamavam: Hosana nas alturas! (cf. Missal Romano 2ªEd. pág. 225 | a antífona pode ser repetida entre os versículos do salmo 23)
Antífona 2: Os filhos dos hebreus no chão punham seus mantos. Hosana, eles clamavam, ao Filho de Davi! Bendito o que nos vem em nome do Senhor! (cf. Missal Romano 2ª Ed. pág. 226 | a antífona pode ser repetida entre os versículos do salmo 46)
Hino a Cristo Rei: refr.: Glória, louvor, honra a ti, ó Cristo Rei, redentor. Sobe a ti piedoso hosana, dos pequenos o clamor! (cf. Missal Romano 2ª Ed. pág. 227-228)
- Angelo La Serra
- Gilson Celerino
- Mônica Siqueira
- Nicolau Vale (Hinário Litúrgico CNBB | CD Liturgia XIV)
Ao entrar na Igreja, canta-se o responsório seguinte, ou outro canto que se refira à entrada do Senhor em Jerusalém:
Chegando ao altar, o sacerdote o saúda e, se for oportuno, o incensa. Dirige-se à cadeira (tira a capa e veste a casula) e, omitindo os ritos iniciais, diz a oração do dia da missa, prosseguindo como de costume (cf. ibid)
Segunda Forma (entrada solene)
Onde não se possa realizar a procissão fora da Igreja, a entrada será celebrada dentro da Igreja, pela entrada solene antes da Missa. Os fiéis se reúnem à porta ou no seu interior, trazendo os ramos nas mãos. O Sacerdote, os ajudantes e uma delegação de fiéis dirigem-se para um ponto da Igreja, fora do presbitério, de onde o rito possa ser visto pela maioria.Enquanto o Sacerdote se dirige ao lugar determinado, canta-se a antífona "Saudemos com Hosanas" ou outro canto apropriado. Realiza-se a benção dos ramos e a proclamação do Evangelho da entrada de Jesus em Jerusalém como acima. Depois do Evangelho, o sacerdote com os ministros e a delegação dos fiéis dirige-se processionalmente pela igreja até o presbitério, enquanto se canta o responsório "Ouvindo o povo que Jesus entrava" como acima, ou outro canto apropriado.O sacerdote saúda o altar, dirige-se para a cadeira e, omitindo os ritos iniciais, diz a oração do dia da Missa, prosseguindo como de costume.
Terceira Forma (entrada simples)
Em todas as outras Missas deste domingo, nas quais não haja entrada solene, faz-se a memória da entrada do Senhor em Jerusalém pela entrada simples.Enquanto o sacerdote dirige-se para o altar, canta-se a antífona de entrada (abaixo) com o Salmo 18, ou outro canto com o mesmo tema. A missa segue como de costume.
Abaixo, segue a postagem como de costume, com as antífonas provenientes dos Graduais e os cantos aprovados pela nossa conferência episcopal com suas indicações do hinário;

0 Comentários