A celebração Litúrgica contém sinais e símbolos que remetem, desde a Criação, até a história última da Salvação (novíssimos) que são Inseridos no mundo da fé e tornam-se portadores da ação salvadora e santificadora de Cristo (CIC 1189).
Tais sinais partem da matéria física e humana para alcançar o transcendente. Nós somos batizados com um "banho de água", para que haja a purificação espiritual; quando partilhamos o alimento e a bebida, alimentamos também a alma; ou ao ungir a fronte com o óleo santo, ou com as cinzas, atingimos a cura do espírito.
Sendo a Liturgia o lugar privilegiado de catequese do povo (CIC 1074-1075), e o primeiro contato com o Mistério, a vivência do povo com os Ritos unidos à explicação mistagógica das ações rituais é a "fórmula básica" para uma verdadeira formação litúrgica, que joga Luz do tangível ao transcendente, "dos sinais litúrgicos para aquilo que significam, dos sacramentos para o Mistério em si."
----------------
Esta é a primeira, de uma série de postagens, sobre o livro "Mistagogia da Eucaristia" que gostaria de compartilhar com vocês. As postagens também estão no Instagram da página: @orepertorioliturgico.

0 Comentários